Aninha de Fizica
Nome Completo:   Ana Maria Ferreira Proença
Partido:   PSB
Telefone:   31-3819 3250
E-mail:  
Homepage:  
Número do Gabinete:  
Biografia:  
Nome Político: Aninha de Fizica
Ana Maria Ferreira Proença (Aninha de Fizica) é natural de Ponte Nova. Nasceu em 13 de outubro de 1963. É filha de Maria da Conceição Ferreira Gomes e João Francisco da Silva. Passou parte da infância nos bairros Santo Antônio e Centro, mas sua família foi uma das primeiras a se instalar no bairro Pacheco.
Órfã de pai aos seis anos numa família de seis irmãos, Aninha tem em sua vida a presença marcante da mãe, dona Fizica, reconhecida benzedeira e cidadã atuante na comunidade. Para Aninha, dona Fizica “foi o pai e a mãe, criou todos os filhos por perto, não deixou ninguém sair de Ponte Nova”.
Atualmente casada com José Manoel Proença, Aninha é mãe de Arícia e avó de Francesco e Serena, seus xodós.
Estudou nas escolas Caetano Marinho, Senador Antônio Martins e Landulfo Machado Magalhães, sempre com apoio dos irmãos.
Aprovada no vestibular da Facco, em 2003, não pôde cursar a faculdade por falta de recursos.
Sempre buscou o aperfeiçoamento profissional. Participou de seminários, cursos e eventos de atualização e capacitação. É licenciada em Pedagogia e pós-graduada em supervisão, orientação, inspeção e gestão escolar.
Sua primeira oportunidade de emprego foi como recepcionista do Samdu, na gestão do prefeito Sette de Barros. Trabalhou também na recepção da Rádio Ponte Nova e foi estagiária no Banco do Brasil. E depois de concluir um curso de auxiliar de enfermagem trabalhou na Secretaria Municipal de Saúde, por quase 15 anos, no PAM da Esplanada. Paralelamente à Prefeitura, Aninha trabalhou também no Hospital Arnaldo Gavazza Filho, durante dois anos.
Foi diretora educacional da Superintendência Regional de Ensino e coordenadora do PRONATEC na Escola Professor Raymundo Martiniano Ferreira.
A luta em defesa dos carentes ela aprendeu dentro de casa, na família, que sempre foi muito unida. “Minha vida inteira presenciei minha mãe pensando no próximo, ajudando as pessoas e naturalmente também me envolvi com as causas da comunidade em que vivo”.
Em sua segunda tentativa foi eleita em 2004 com 1.071 votos pelo PTB e credita seu sucesso na política ao trabalho que exerce com carinho e dedicação ao próximo, à sua família e aos amigos que tem em toda parte da cidade.
Reelegeu-se pelo PV em 2008 com 975 votos e, em 2012, mesmo sendo a terceira mais votada, com 970 votos, ficou de fora. Em nova tentativa ficou em segundo lugar na votação geral e, já no PSB, voltou para a legislatura 2017/2020 respaldada pelos 1.070 votos que recebeu em 2 de outubro de 2016.
Em 20 de dezembro de 2018 foi eleita, para o biênio 2019/2020, a primeira mulher presidente da Câmara de Ponte Nova. Deixou sua marca como gestora com diversas conquistas importantes para o Legislativo Municipal e para a cidade.
Em 15 de novembro de 2020 recebeu nas urnas 1.144 votos (segunda maior votação no pleito) e exercerá seu quarto mandato na legislatura 2021/2024.