Guilherme Belmiro

Nome Completo:   Guilherme Belmiro do Couto
Partido:   PT
Telefone:  
E-mail:  
Homepage:  
Número do Gabinete:  
Biografia:  
Guilherme Belmiro do Couto, natural de Ponte Nova, nascido em 19 de março de 1991. Filho de Maria Aparecida Belmiro Couto e José João do Couto. Estudou nas Escolas Municipais Dr. Luiz Augusto e José Maria da Fonseca (Colégio Municipal) e na Escola Estadual Professor Antônio Gonçalves Lanna (Colégio Estadual) e também fez curso profissionalizante de designer gráfico. Habilitou-se Técnico em Administração pelo IFMG Campus Avançado Ponte Nova.
Nasceu e passou boa parte da infância no bairro Anna Florência. Desde 2020, é morador do bairro de Fátima.
Seu primeiro emprego foi como professor de informática de cursos profissionalizantes e atuou por seis anos. Trabalhou também como agente homologador no Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil e na área de Marketing em outras empresas.
Em sua trajetória de vida está presente a atuação em movimentos sociais como a Pastoral da Juventude e a Associação de Moradores do Bairro Anna Florência. Graças a esse envolvimento, aos 19 anos foi convidado pelo ex-vereador Anísio Filho a se filiar ao Partido dos Trabalhadores (PT). Depois de permanecer 10 anos filiado ao PT foi um dos fundadores do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em Ponte Nova e se tornou presidente da Legenda pela qual, em 2020, disputou as eleições para vereador e obteve 341 votos.
Integrou o grupo de teatro Viver com Arte, atuando nos bastidores dos espetáculos teatrais e festivais. Em 2012, tornou-se produtor cultural, ao fundar, junto com Marcelo Felício, a livraria e sebo Felício e Belmiro. Além dos livros comercializados, também desenvolveram diversos projetos culturais como: exposições fotográficas sobre a história de Ponte Nova; duas edições do livro de Poesias Compartilhando Cultura; Projeto Poemas nos Ônibus e o Festival Resistência, onde teve apresentação de teatro, músicas, exposição de arte e debate literário.
Em 2023, retornou ao PT e, em 2024, na sua segunda tentativa na disputa eleitoral para uma vaga na Câmara foi eleito com 528 votos para a Legislatura 2025/2028.